É complicado tentar prevenir as pessoas...
Existem pessoas que cometem sempre o mesmo erro. Inevitavelmente. Sucessivamente. O erro afeta várias outras pessoas, que não têm intimidade pra chegar e dizer: você errou nesse ponto. Faça desse jeito que é melhor para todos nós. Nesse caso, resta falar mal pelas costas e depois ver a pessoa fazendo a mesma besteira de novo. Um ciclo de erros idênticos e sucessivos.
Então, a pessoa começa uma das coisas que ela sempre faz. Começa direitinho, mas alguém procura ver além. E vê o erro logo à frente. E não têm intimidade, mas quer quebrar o ciclo. E previne:
- Olha, se você fizer do jeito que você sempre faz, não vai dar certo.
Isso com uma pitada de pimenta na língua, mas também com bastante boa vontade. Mas pessoas, por sua natureza, só costumam perceber a pimenta:
- Eu não fiz nada disso que você disse que eu fiz. E nem vou fazer, ora mais!
E muitas vezes, o alerta realmente funciona. A pessoa não comete o mesmo erro até pra provar pra outra que não vai cometer. E sai por cima. A pessoa que alertou fica como briguenta (ou arengueira, se preferirem) e a outra como boazinha. E nas vezes que o alerta não funciona, não funcionou, não importam as outras conseqüências.
Quer dizer, numa situação dessas, o melhor é não falar nada, esperar a merda e falar mal só pelas costas, a não ser que o assunto seja muito de seu interesse. Prevenir, só a partir de certo grau de intimidade!