Blogs são panelinhas. Grandes ou pequenos, com muitas ou poucas visitas, não tem jeito. Por mais que o blog se proponha a ser algo amplo, de interesse de todos, sempre vai ter várias coisas que só interessam aos conhecidos de quem escreve. Conhecidos reais ou virtuais, o que inclui também quem acessa o blog com freqüência e usa os comentários.
Por exemplo: um blog diarinho. Quem vai acessar são os amigos da pessoa que escreve, pra saber as novidades da vida dela.
Outro caso: várias pessoas conhecidas fazem blogs ao mesmo tempo. Colocam links de um para o outro e transferem visitas. Conversam entre si nos comentários. Aliás, o fato de os blogs terem links uns para os outros já comprova essa tendência associativa. Quer dizer, panelinha. E quem não está no meio dela pouco vai se interessar pelo conteúdo.
Agora, um caso mais bem sucedido: alguém resolve fazer um blog. Se associa a um blog ou homepage maior (quase inevitável), coloca links de um para o outro, atualiza constantemente, escreve coisas interessantes. E o blog cresce. Pessoas comentam. Pessoas comentam freqüentemente. Pessoas passam a utilizar os comentários do blog não para comentar o blog, mas para conversarem com o autor. Depois para conversarem entre elas mesmas.
Nesse ponto, o blogueiro tem duas opções:
::Manter um blog de coisas que interessem a todos e esperar as pessoas enjoarem e o blog morrer por falta de estímulo ou
::Passar a comentar os comentários e fazer promoções, fidelizando os visitantes e oficializando a situação de panelinha.
O que será que normalmente acontece???
Concluo então que blogs não são feitos para divulgar idéias, mas para unir pessoas. Criar panelas. E o blog que fugir dessa tendência está fadado ao fracasso, à decepção pela falta de reconhecimento. Porque, por melhor que você escreva, se não tiver uma panela, não vai ter reconhecimento. Mas, se conseguir uma panela fiel, a merda que você escrever vai ser lida, comentada e quem sabe até aplaudida.
Alguém se associa à gente???